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Livreto - Juramento Anti-Modernista e Promessas de Respeito e Submissão ao Superior-Geral

 


Juramento Anti-Modernismo


Nunca se faça o juramento e as promessas somente com um membro, mas, sim quando tiver dois ou mais membros. O juramento deve ser feito na presença do Superior Geral.

Seja feito uma procissão solene entre todos os membros da congregação, na frente os que ainda não fizeram o juramento e as promessas, logo em seguida os que já fizeram o juramento e promessas, em seguida o Superior Geral e o/os assistente(es).

Todos com a exceção do Superior Geral e do/dos assistente(es), devem estar de batina, sobrepeliz e barrete. O Superior Geral, esteja de alva, estola e capa pluvial, caso seja um bispo usa-se a mitra e cáligas. Os dois assistentes devem estar de batina, sobrepeliz, estola e capa pluvial, caso seja um deles bispo, usa-se a mitra.

O Superior Geral junto dos dois assistentes se aproximam do altar que deve ter as 6 velas acesas, beijam o santo altar, é prudente fazer sempre genuflexão ao aproximar e ao se distanciar do altar. Na igreja-sede, tenha três cadeiras preparadas na frente do altar voltadas para o povo destinadas ao Superior e aos dois assistentes da Congregação.

Os incardinados que irão fazer o juramento e professar respeito e obediência ao Superior, estejam em assentos voltados para o altar, já os incardinados que fizeram o juramento e as promessas, estejam em assentos depois dos que ainda não professaram em forma de coro.

O Superior, já em seu lugar de pé assim como todos, começa dizendo as seguintes palavras:

Superior Geral: In nómine Patris, + et Fílii, et Spíritus Sancti.

Todos: Amén.

Superior Geral: Osténde nobis, Domine, misericordiam tuam.

Todos: Et salutáre tuum da nobis.

Superior Geral: Domine, exáudi oratiónem meam.

Todos: Et clamor meus ad te véniat.

Superior Geral: Dominus vobiscum.

Todos: Et cum spiritu tuo.

Após esse momento, caso seja oportuno, o Superior Geral fará breve exortação sobre o juramento anti-modenismo, sua importância e sua seriedade. Caso não aconteça ou após as palavras de orientação, o Superior Geral se senta, caso seja bispo coloca a mitra e os que irão professar o juramento e promessas se levantam e de joelhos, voltados para o altar e ao Superior, começam o juramento.

Por motivo de melhor organização e estética, apenas um dos incardinados faz o juramento (ou seja, digita). Porém, no momento inicial, cada um fala seu nome.

Eu, N.,

Aqui, então, apenas um dos incardinados continua.

firmemente aceito e creio em todas e em cada uma das verdades definidas, afirmadas e declaradas pelo magistério infalível da Igreja, sobretudo aqueles princípios doutrinais que contradizem diretamente os erros do tempo presente.

Primeiro: creio que Deus, princípio e fim de todas as coisas, pode ser conhecido com certeza e pode também ser demonstrado, com as luzes da razão natural, nas obras por Ele realizadas, isto é, nas criaturas visíveis, como se conhece a causa pelos seus efeitos.

Segundo: admito e reconheço as provas exteriores da revelação, isto é, as intervenções divinas, e sobretudo os milagres e as profecias, como sinais certíssimos da origem sobrenatural da religião cristã, e as considero perfeitamente adequadas a todos os homens de todos os tempos, inclusive aquele no qual vivemos.

Terceiro: com a mesma firme fé, creio que a Igreja, guardiã e mestra da palavra revelada, foi instituída imediatamente e diretamente pelo próprio Cristo verdadeiro e histórico, enquanto vivia entre nós, e que foi edificada sobre Pedro, chefe da hierarquia eclesiástica, e sobre os seus sucessores através dos séculos.

Quarto: acolho sinceramente a doutrina da fé transmitida a nós pelos apóstolos através dos padres ortodoxos, sempre com o mesmo sentido e igual conteúdo, e rejeito totalmente a fantasiosa heresia da evolução dos dogmas de um significado a outro, diferente daquele que a Igreja professava primeiro; condeno semelhantemente todo erro que pretenda substituir o depósito divino confiado por Cristo à Igreja, para que o guardasse fielmente, por uma hipótese filosófica ou uma criação da consciência que se tivesse ido formando lentamente mediante esforços humanos e contínuo aperfeiçoamento, com um progresso indefinido.

Quinto: estou absolutamente convencido e sinceramente declaro que a fé não é um cego sentimento religioso que emerge da obscuridade do subconsciente por impulso do coração e inclinação da vontade moralmente educada, mas um verdadeiro assentimento do intelecto a uma verdade recebida de fora pela pregação, pelo qual, confiantes na sua autoridade supremamente veraz, nós cremos tudo aquilo que, pessoalmente, Deus, criador e senhor nosso, disse, atestou e revelou.

Submeto-me também com a devida reverência e adiro de todo o coração às condenações, declarações e prescrições contidas na encíclica Pascendi e no decreto Lamentabili, especialmente no que diz respeito ao que é conhecido como a história dos dogmas.

Reprovo igualmente o erro dos que afirmam que a fé proposta pela Igreja pode ser contrária à história e que os dogmas católicos, no sentido em que são agora entendidos, são incompatíveis com as origens reais da religião cristã.

Declaro ainda que estou longe do erro dos que afirmam que o ensinamento proposto pela Igreja deve adaptar-se ao espírito dos tempos e às necessidades da vida moderna, afastando-se assim do verdadeiro sentido que a Igreja sempre manteve.

Prometo que, em toda a minha atividade, evitarei qualquer doutrina que se afaste da fé tradicional e que, com todas as minhas forças, defenderei a pureza da fé católica.

Assim, comprometo-me a obedecer fielmente ao Superior Geral da União Sacerdotal São Pio V, respeitando suas diretrizes e orientações, para o bem da Igreja e a salvação das almas.

Que Deus me ajude e que eu seja digno de professar e espalhar estes Santos Evangelhos que toco com minhas mãos.


Após o juramento, os candidatos permanecem ajoelhados. O Superior Geral, de pé pode exortar os novos membros de forma breve. Caso não ocorra, segue-se aos ritos finais:

Superior Geral: Que o Senhor nos abençoe, nos livre de todo mal e nos conduza à vida eterna.

Todos: Amém.

Em seguida, o Superior Geral asperge os presentes com água benta. Após a aspersão, o Superio Geral retorna para o seu lugar para conceder a bênção aos presentes.

Caso o Superior Geral seja bispo:

Superior Geral: Dominus Vobiscum

Todos: Et cum Spiritu Tuo

Superior Geral: Sit nomen Domini benedictum.

Todos: Ex hoc nunc et usque in saeculum.

Superior Geral: Adiutorium nostrum in nomine Domini.

Todos: Qui fecit caelum et terram.

Superior Geral: Benedicat vos omnipotens Deus, Pater ✠, et Filius ✠, et ✠Spiritus Sanctus.

Caso o Superior Geral não seja bispo, ou seja um bispo-eleito:

Superior Geral: Dominus Vobiscum

Todos: Et cum Spirito Tuo

Superior Geral: Benedictio Dei omnipotentis, qui Ecclesiam suam sanctam ab erroribus et fallaciis defendit, descendat super vos et maneat semper, ut in fide catholica et doctrina apostolica firmi permaneatis. In nomine Patris, et Filii, et Spiritus Sancti. Amen.


Após a bênção, o Superior Geral se despede dos presentes e junto dos incardinados, se retira em uma solene procissão até a sacristia ou lugar reservado:

Fórmula 1

Superior Geral: Ite in pace!

Todos: Deo Grátias!

Fórmula 2

Superior Geral: In doctrina et unitate Christi perseveretis.

Todos: Per Christum Dominum nostrum. Amen.