Pular para o conteúdo principal

Exortação Apostólica: Tenebris | sobre a heresia protestante e o dia das trevas

 


DOM JOSEPH EUGÊNIO RATZINGER CARD. GHISLIERI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ
CARDEAL-BISPO DE SABINA-POGGIO MIRTETOPREFEITO 
BISPO E SUPERIOR PARA FRATERNIDADE SACERTOTAL SÃO PIO X

Pax Christ!


A todos que a esta lerem desejo que a paz de Cristo, a constância do Espírito Santificante e o amor do Pai estejam sempre convosco; concedo-lhes com ternura e afeição a minha bênção apostólica.


   Em entrevista com S.E.R. Dom Marcel Lefebvre, feita por um jornalista do The Age, de Melbourne, Austrália; Dom Lefebvre recebeu a seguinte pergunta: "O senhor está contra tudo o que possa unir a Igreja Católica com os grupos protestantes?" E respondeu: "Não sou, certamente, oposto ao retorno dos protestantes à unidade da fé católica, mas não posso aceitar um sincretismo feito de compromissos e de equívocos. Penso que poucos protestantes desejam esta última solução."

   O que o Frei Agostiniano Martinho Lutero fez, não há nada de agradável e a que se comemorar, pois não é apenas uma contestação por base das corrupções humanas da época, mas da Fé. Lutero não sabia como corresponder inúmeras questões e por sua incapacidade de concepção caia sempre no fideísmo e por consequência rompia com as Verdades de Fé.

   Disse o Cardeal São Newman que "o protestantismo é o esgoto do cristianismo"; será que esta colocação está equivocada? O que é a heresia protestante senão uma deformação do cristianismo? Pois os mesmos em suas inúmeras denominações não concordam nem entre si, chegando a tal ponto que poderia se questionar sobre se creem entre eles, em um único e mesmo Deus.

   Hoje, 31 de outrubro, dia do Halloween e também é o dia em que se "comemora" - mesmo não havendo o que comemorar - a heresia protestante e, tal ato parece ter tal semelhança, pelo fato que comemoram o dia das trevas, dias sombrios o qual satanás tenta deturpar a Fé e a capacidade metal do homem relativizando-a.

   O Católico deve ser apenas Católico, para defender a Fé e não a heresia, para defender a unidade da Santa Igreja sob o Reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo e em comunhão com seu Vigário - o Papa -, zelar e comemorar a vida e não a morte e as trevas. Assim, defender, guardar e zelar para com a vida e a dignidade humana que têm sua plenitude em Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da Vida que nos dá a vida, em toda sua integralidade desde a concepção até a morte natural, resguardando seus direitos.

   "Extra Ecclesiam nulla salus" (fora da Igreja não há salvação), está Verdade de Fé, é o que os Santos Padres da Igreja afirmaram sob a luz da Sagrada Tradição, Sagrada Escritura e o Sagrado Magistério, bem como é o que têm sido reafirmado pelos santos e pelos Papas da Igreja, pois fora de Nosso Senhor Jesus Cristo não há salvação.

   Portanto, o Católico que aspira a unidade deve esperar o que, senão a conversão destes irmãos a Igreja de Cristo. Pois, o que se diz por ecumenismo hoje não é por princípio os pontos de concordância e em vista da Verdade, mas reveste-se de um secretismo e de uma desordem humana e espiritual claramente manifesta; o que é deplorável, em vista de que é preciso deixar o próprio Cristo para se dialogar com o outro.

   Se somos movidos pelo amor de Deus, se amamos a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos, impelidos pela caridade de Cristo, levaremos o Cristo - Verdade, Caminho e Vida - em vista da salvação das almas.

   O respeito humano que se manifesta na atual sociedade é um mal que faz propagar um relativismo exacerbado, qual torna todas realidades humanas verdades do tempo e concretas para a vida humana. Para muitos, conversão, fé, salvação e afins, estão subjetivas ao bem estar temporal e ligados a ideologias e, sistemas de pensamento mal desenvolvidos; por isto, reforçamos e condenamos com a Igreja todas as heresias propagadas até hoje, bem como as provindas do modernismo de cunho ideal marxista ("teologia da libertação"), bem como a heresia protestante e o halloween que festejam coisas contrárias a Fé.

   Sendo assim, é preciso ter em vista a Verdade que é Cristo, bem como levá-lo aos corações para a salvação das almas. E se temos a oportunidade de falar, devemo-nos colocar como quem somos e pela graça de Deus pregar e viver a Verdade, que é Cristo.


"Eis algumas palavras do monsenhor Marcel Lefebvre, fundador da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, sobre nossa atitude em relação às pessoas de outras religiões. Devemos ficar calados e dar-lhes razão, ou devemos dizer-lhes a verdade?

Podemos conversar com pessoas de diferentes religiões e responder quando nos pedem explicações. O que temos que dizer-lhes? Temos que deixá-las em sua boa consciência e dizer-lhes: “Não se preocupem, tendes uma religião muito bonita que, basicamente, vale a mesma que a nossa…?” Isso seria cometer um crime, porque talvez essas almas esperem de nós a verdade e não as estaríamos dando. Portanto, não se converteriam.

Um dia alguns jovens protestantes me convidaram para ir a Lausanne para lhes dar uma conferência. Queriam ouvir sobre Ecône. Eu lhes disse: “Falo-vos como bispo católico. Creio que me convidaram como tal. Não estranheis que eu os diga com franqueza o que penso do protestantismo“. Estava claro. Disse-lhes claramente que para nós existe apenas uma religião verdadeira e que Ecône representa precisamente essa convicção, pois ninguém se salva fora da Igreja Católica. Por isso somos tradicionalistas, o que não significa que desprezamos aos demais, mas para nós a religião protestante é um erro.

Pois bem, alguns dias depois esses jovens protestantes escreveram para me parabenizar. Me disseram: “É isso que queríamos ouvir. Sabemos que um católico é católico e que não admite que o protestantismo seja a verdadeira religião". Assim não se surpreenderam.

Por outro lado, se lhes tivesse falado como fazem agora os ecumenistas, e lhes teria dito: “Em Ecône, é claro, nós amamos a Igreja Católica, mas somos amigos dos protestantes e acreditamos que sua religião é bonita…” acredito que, em primeiro lugar, não teriam ficado felizes pensando que os bajulava e que tratava de ficar bem com eles, mas no fundo, não dizia o que ele realmente acreditava. Isso os faria perder uma oportunidade de refletir sobre uma possível conversão.

Tudo isso é importante e constantemente, nós católicos, nos deparamos com situações semelhantes. Façamos um favor a essas almas e pensemos sempre em sua salvação: “Se eu não digo a verdade nem lhes ofereço a verdade, pode haver almas que se salvem e que por minha culpa não serão“. É claro que Deus pode trabalhar diretamente sem passar por nós para converter o mundo inteiro. No entanto, quis servir-se de sacerdotes e missionários. Deus conta conosco. Temos que ser um meio para a conversão de almas. Eis que há de se pensar na graça de Deus, que aproveita tal conversa ou tais palavras para abrir a alma desses protestantes e dar-lhes a graça da conversão, já que, é claro, é Ele quem converte as almas."

+ Monsenhor Marcel Lefebvre. Extrato do livro: "Sou eu o acusado quem vos deveria julgar". Fonte: FSSPX México – Tradução: Dominus Est.


   Sob minha bênção apostólica me despeço, em anseio de que esta Fraternidade Sacerdotal, faça o cumprir daquilo que nos comprometemos diante de Deus e que perante esta exortação possamos continuar condenando o que não é agradável e contrário a Nosso Senhor e a Santa Mãe Igreja, para que vivamos segundo o que nos é proposto e para que se realize uma catequese integra de nossa Fé, segundo a Sã Doutrina de sempre.

In Christus,

Datum Romae dies, apud Episcopus et Superior pro Fraternitate sacerdotali Sancti Pii X, die XXXI mensis Octobris, anno MMXIIII, sub corona Sanctitatis Suae Summus Pontifex Octavius Augustus I.

Et hvmilis in Domino servus,

+ Dom Ioseph Eugênio Ratzinger Ghislieri +
Bispo e Superior para a Fraternidade Sacerdotal São Pio X


Assinaram em conjunto:
+ Gabriel Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança / Cardeal da Santa Igreja Romana;
+ Gabriel Giovanelli / Cardeal da Santa Igreja Romana;
- Dom Bento Guimarães / Abade Geral da OSB;
- Mons. Lucas Dupont Leblanc Gagnon Arns Scherer / Associado da FSSPX;
- Dona Morte / Leiga Consagrada;
- Henri Lefebvre / Ecônomo e Chanceler;
- D. Gusttavo Allan M. De Araújo / Secretário Geral da OSB;
- Fellay Tissier / Formador.