Pular para o conteúdo principal

Declaração sobre o Cardeal Orsini

 

MONSENHOR BRUNO MARIA SARTORI
SUPERIOR DA FRATERNIDADE SACERDOTAL DE SÃO PIO X

Às eminências, excelências, reverendíssimos padres e seminaristas da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, saudações e bênçãos!

Recentemente, o Cardeal Orsini pediu para ser acolhido em nossa Fraternidade, o que havíamos aceitado. Porém, após os alertas do Santo Padre sobre o que havia motivado o dito cardeal a pedir tal refúgio, decidi reconsiderar a decisão.

Ao que parece, algum tipo de briga tomou parte dentro do colégio cardinalício, e o dito cardeal, com outros, usaram dos acessos que tinham para destruir igrejas. Após isso, fez o pedido, o que nos faz suspeitar que poderia estar se usando da Fraternidade para fazer o que quiser sem ser punido.

Portanto, tendo isto em vista, afasto de nossa Fraternidade o Cardeal Orsini, e proíbo os membros dela de cederem suas igrejas para ele ou tomarem parte nos sacramentos que ele ministrar. Isto também é válido para os outros cardeais que o acompanharam.

Ressalto que a função da Fraternidade é guardar fielmente a Tradição Católica, não de ser um instrumento de desordem, bagunça e rebeldia. Convido todos os clérigos diocesanos a assistirem nossas missas, em comunhão com o Papa Gregório I.

Monsenhor Bruno Maria Sartori.